
Inês Freitas
Sevilhanas e Flamenco
Está ligada à prática de diversas modalidades desportivas desde muita nova (Natação Livre/Competição, Pólo Aquático, Equitação).
Inicia os seus estudos em dança em 2002 nas modalidades de Sevilhanas e Flamenco, com o Prof. João Hydalgo de Medeiros e, em 2003 com a Prof.a Rute Petrucci.
Desde cedo efectua espectáculos que consistem numa mistura entre o folclore espanhol e o Flamenco (cigano), demonstrando toda a graciosidade das danças espanholas e técnica de sapateado, oriunda e sentida do Flamenco.
Em 2004 é convidada a integrar o Grupo "+ Flamenco", em 2006 integra a Companhia “ Maisflamenco Ballet” e em 2013 é convidada a integrar a Companhia de Dança “Son Aires de Andaluzia”.
Frequentou aulas de técnica e coreografia de Sevilhanas e Flamenco com vários professores de cariz nacional e internacional, nomeadamente, o Prof. Alfonso Maleno, Profa Raquel Oliveira, Profa Ana Martinez, Profa Maria Fernandez, Prof.a Isabel Rodriguez, Profa Esther Velez; Profa Juana Marquéz, entre outros.
Complementa a sua formação com workshops e aulas regulares de técnica /coreografia flamenca no Estúdio flamenco (Sevilla), Escuela de flamenco de Andalucia (Huelva), Escuela Carmen de Las Cuevas (Granada) e com conceituados maestros (El Maleno, Carmen Mesa, Maribel Ramos, Leonor Leal, João Lara Pereira) e nas várias vertentes e variantes, a saber, Guajira, Seguirilla, Farruca, Buleria, Sólea, Castanholas, Leques, Manton, Postura, Bata de Cola, entre outros.
Integrou vários espetáculos de palco que percorreram teatros e auditórios do nosso país, tendo como exemplos “A Lenda da Paloma Brava”, “Entre Danças e Compassos”, “Raizes”, “Desplante”, entre outros.
A partir de 2009 e paralelamente ao Flamenco adquiriu formação em várias Danças Latinas, Danças de Salão e Ladies Styling, Burlesco, Força & Flex, Pole Dance e Ioga Suspenso frequentando aulas e workshops com Profs. como Aristotelis&Sandra, Luis Gil, Luis Pereira, Ana Sampaio, Sarita Polerina e Sofia Jorge.
Actualmente lecciona aulas de Sevilhanas, Flamenco e é convidada por diversos professores para integrar/leccionar e ou participar em espectáculos nas várias vertentes em que tem formação.